Biodiesel: combustível limpo para veículos e para o desenvolvimento sustentável

Em 10 de agosto de 1893, Rudolf Diesel, engenheiro alemão, apresentou um motor movido a óleo de amendoim. Por isso, esse é considerado o Dia Internacional do Biodiesel.

O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de gordura e óleos de origem animal ou vegetal, como óleos de milho, girassol, soja, algodão, mamona, palma, pinhão-manso, entre outros. Além de auxiliar no aumento da renda de muitas famílias rurais e diminuir a importação do combustível fóssil, não agride o meio ambiente, pois emite menor quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera.

O óleo de soja é o mais utilizado como matéria prima na indústria brasileira do biodiesel . No entanto, medidas governamentais vêm tentado incentivar uma maior diversificação das oleaginosas usadas, como o óleo de mamona e o de palma, com o objetivo de  promover regiões semi-áridas do Nordeste a participar desse economia, oportunizando a independência da indústria do biodiesel dos agronegócios de soja.

Uma das principais vantagens do biodiesel é em relação ao meio ambiente, pois é uma fonte renovável e propicia uma redução da emissão de poluentes quando comparado com o diesel de petróleo, como o CO, óxidos de enxofre e compostos cancerígenos.

O Biodiesel no Brasil

Embora sua trajetória tenha iniciado na década de 20, o biodiesel ganhou destaque por volta de 1970, tomando dimensão apenas em 2005, através do desenvolvimento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de biodiesel do mundo, podendo produzir uma enorme variedade de oleaginosas com baixo custo de produção, visto que possui grandes extensões de terras cultiváveis, sendo a soja a principal matéria-prima utilizada.

Através da sua produção, promove a inclusão da agricultura empresarial familiar, cooperando com o desenvolvimento econômico de diversas regiões do Brasil.

Hoje, existem muitas políticas públicas para estimular a produção do biodiesel. Em 2008, foi sancionada uma lei para que todo diesel no território nacional tenha 2% de biodiesel. A porcentagem subiu gradativamente através dos anos e, hoje, mais de 10% do diesel é formado pelo biodiesel. Os planos são de ir aumentando cada vez mais até alcançar a autonomia do país em relação à importação do diesel padrão.

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